
O que você precisa saber sobre o piso antiderrapante
Normalmente colocado em áreas externas, como garagens, varandas e áreas de piscinas, o piso antiderrapante impede que o chão fique escorregadio evitando assim possíveis quedas daqueles que transitam nesses locais.
Tende a ser mais resistente à ação da chuva e do tempo, sem contar na praticidade na hora de limpar. Contudo, não basta apenas varrer com certa frequência para evitar que a poeira se aloje, faz-se necessário realizar uma lavagem periódica e o ideal é que seja feita de 1 em 1 dias.
Então, preparamos alguns passos para você seguir na hora de realizar essa limpeza mais pesada. Acompanhe a seguir:
1ª) Utilize uma vassoura com cerdas mais duras
Antes de sequer pensar em jogar água é necessário retirar o excesso de poeira e demais sujeiras, e a vassoura ideal para isso é uma de cerdas duras.
O piso antiderrapante dessas áreas é feito de um material mais resistente, como pedra, cerâmica áspera ou cimento, e por isso pode ser esfregado sem a preocupação de arranhar.
2ª) Use detergente neutro para remover as sujeiras
O detergente neutro é um grande aliado na hora de remover a sujeira mais profunda do piso antiderrapante, sendo que age mais facilmente em manchas superficiais, gorduras e poeira incrustada.
Agora você pode iniciar a lavagem. Dissolva o detergente com água e jogue sobre o piso, em seguida, com a mesma vassoura usada na etapa anterior, esfregue sobre a superfície.
3ª) Você também pode usar alguns produtos de limpeza
Lembre-se sempre de ler o rótulo, para evitar o uso de um produto que possa vir a prejudicar a superfície na qual será aplicado. Escolha limpadores multiuso que são compatíveis com o piso antiderrapante que será limpo.
Já ouviu falar de limpa limo? É uma ótima indicação para tirar aquela sujeira esverdeada que se desenvolve nos rejuntes e vincas dos pisos.
Mas atenção, não use qualquer produto no seu piso antiderrapante!
O fato do piso ser mais resistente não significa que deva ser lavado com qualquer produto. Alguns limpadores não são muito indicados, como ceras impermeabilizantes e alvejantes.
O saponáceo, por exemplo, que é um tipo de sabão potencializado, tende a corroer alguns tipos de pedra.
4ª) Reutilize a água da máquina de lavar
Aos amigos da sustentabilidade de plantão, essa dica vai lhes animar: reservar a água da máquina de lavar e aproveitá-la na hora da faxina é uma ótima ideia. Após terminar é só usar um rodo para retirar o excesso de água.
Além de garantir uma boa economia, você ainda evita o desperdício de água.
5ª) Você pode usar água quente no piso antiderrapante
Devido a resistência desse tipo de piso, você pode utilizar água quente para remover as sujeiras impregnadas que se recusaram a sair com uma lavagem mais simples, mas cuidado para não aquecer demais a água e acabar queimando os pés na hora da lavagem, uma boa dica é usar galochas de borracha ou pvc.
Na hora de limpar o piso antiderrapante siga a dica extra: aproveite as lavadoras de alta pressão
É certo que vale a pena investir na compra de uma lavadora de alta pressão para otimizar o tempo e o esforço na hora da faxina. Esse tipo de equipamento retira as sujeiras mais profundas com muita facilidade, devido ao seu jato de água em alta potência.
Sem contar que a relação de custo-benefício do produto também é muito boa.
Por fim
Com essas dicas você está mais do que preparado para faxinar a varanda, a garagem ou qualquer parte da sua propriedade cuja superfície do chão tenha piso antiderrapante. Se quiser, estes passos também são úteis para lavar o passeio em frente a sua residência.
Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais dicas.