
Construir não é barato, mas é possível
É inegável o fato de que construir um imóvel demanda um grande investimento. Faz-se necessário ter um planejamento da edificação, começar pela base e estrutura, levantar paredes e ainda ter que arcar com o acabamento, que é uma das partes mais caras de uma obra. E se dissermos que é possível economizar sem perder a qualidade e a beleza tão sonhadas para sua construção.
Confira as dicas a seguir:
Contrate especialistas como engenheiros e arquitetos
É claro que você pode fazer um esboço da sua casa dos sonhos, planejando a localização de cada cômodo e estruturando da melhor maneira para o conforto da sua família. Portanto, não é muito viável colocar seu desenho completamente em prática.
Contrate um engenheiro ou arquiteto para que se responsabilize por criar um projeto corretamente estruturado, com base na sua ideia. Assim, ele poderá indicar onde há a necessidade de paredes e vigas, principalmente se seu imóvel tiver mais de um andar, trazendo assim uma estrutura firme e forte para o seu lar.
Sem contar que quem for colocar o projeto em prática precisará de detalhamento, pois existe um padrão de medidas e necessidade de materiais que devem ser apresentados em uma planta baixa.
A partir daí, mais do que um bom engenheiro, é necessário fazer a contratação de mão de obra especializada. É importante que os profissionais da construção conheçam os padrões e normas da Construção Civil, e saibam trabalhar com os materiais solicitados no projeto inicial.
Use um organizador de finanças
Para não perder o controle orçamentário dos gastos da sua construção é muito indicado usar algum aplicativo ou site para organizar suas finanças. Sendo assim, é possível gerar relatórios, controlar gastos e ter uma visão completa do valor que entra e sai no seu orçamento.
Cuide dos suprimentos da sua obra
Um dos principais prejuízos na construção é o desperdício de materiais, nem sempre por descuidos dos trabalhadores ou utilização errada. O armazenamento descuidado, normalmente, acaba gerando um prejuízo dos materiais. É importante separar um espaço adequado no terreno, sempre protegido da chuva, vento e sol, para, assim, manter o cuidado com os produtos.
No caso de comprar muitos materiais de uma vez, combine com a loja de ir entregando aos poucos, à medida que forem sendo necessários. Além de evitar o desperdício, essa dica melhora a organização do canteiro de obras.
Construa na vertical
Construindo uma casa de dois ou mais andares você acaba economizando mais. Ao invés de planejar uma fundação extensa, os construtores vão construir em um ponto só e utilizar essa estrutura para os demais andares. Os patamares aproveitam do mesmo telhado, o que gera uma economia de custos de cerca de 1%.
Alugue equipamentos ao invés de comprar
Opte pela locação de equipamentos e materiais ao invés de gastar com a compra, já que muitas das ferramentas usadas na construção nem sempre são reutilizadas e correm o risco de ficarem guardadas e acabarem estragando.
Aproveite que aqui na HF Loc temos uma vasta linha de ferramentas para locação por um preço super em conta. Sem contar que assim sua obra não fica parada ou atrasada por falta de equipamentos ou pela espera daquele que você comprou.
No caso de alugar o equipamento e acabar precisando dele por mais tempo do que o planejado, não precisa se preocupar, pois fazemos a renovação do contrato de locação até o prazo que você precisar do item.
Além de economizar e utilizar equipamentos de primeira linha, você recebe tudo pronto para uso e sem se preocupar com manutenção, através do nosso serviço de entrega e retirada no local da sua obra. Atendemos toda a região de Barroso, Barbacena, São João del-Rei e Dores de Campos.
Pesquise antes de comprar os materiais
A compra dos materiais tende a ser bem cansativa, pois são necessários diversos elementos diferentes e a pesquisa de preço e aquisição de cada um deles pode dar um pouco de trabalho.
Não tenha preguiça, pesquise bastante antes da compra. Os custos costumam variar de uma loja para outra, e ao comprar os produtos sem fazer essa comparação de preços acaba fazendo com que você compre os mais caros.
Avalie preços na internet, visite estabelecimentos a fim de comparar os custos. É certo que você encontrará uma série de produtos com uma diferença econômica no valor com relação a demais outros lugares pesquisados.
Uma dica muito importante é, sempre que possível, priorizar a aquisição de um material todo de uma vez, evitando assim a falta do mesmo. Ao ter que comprar novamente, você corre o risco de pagar um preço maior e também de vir adquirir um produto um pouco diferente do anterior, pois sempre há essa diferença de uma leva para outra do produto, ao sair da fábrica.
Sem contar que ao comprar quantidades maiores os vendedores costumam dar descontos, principalmente se o pagamento for à vista.
Também é interessante adquirir materiais reutilizáveis. Há várias lojas que trabalham com materiais de demolição, trazendo mais economia para sua obra, pois como já foram utilizadas antes, os materiais costumam sair por um preço mais em conta.
Elimine divisórias entre cômodos
Pode ser que seu projeto inicial possua divisórias que podem ser retiradas gerando mais economia na sua obra. Uma parede entre a cozinha e a sala, por exemplo, pode ser substituída por uma bancada, ou uma parede separando a suíte do banheiro do restante do quarto, pode ser retirada. Converse com o arquiteto para ter ideias mais modernas, possibilitando criar espaços mais amplos, passando uma sensação de bem-estar e integração entre os ambientes do imóvel.
Na cozinha você pode colocar banquetas transformando a bancada numa mesa extra. Enquanto a dica para a suíte e o quarto, é optar por uma parede de vidro fosco, mantendo a privacidade de quem está no banheiro, mas ao mesmo tempo ganhando mais iluminação e sensação de amplitude no cômodo.
Faça você mesmo
Claro que é indispensável a contratação de profissionais para fazer o projeto e a construção da sua obra. Contudo, há momentos na construção em que você mesmo pode colocar a mão na massa, gerando ainda mais economia.
Você pode, por exemplo, fazer a pintura das paredes, a instalação de cantoneiras, a montagem do jardim ou da horta. Além de economizar ao resolver essas tarefas mais simples, você acaba fazendo do seu jeito, mas certifique-se que seja algo que você consegue fazer da maneira correta.
Essas são as dicas que achamos importante ressaltar para você economizar, aproveitar melhor suas economias e construir a casa dos seus sonhos. Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes sociais para mais dicas e novidades no ramo da construção e reforma de imóveis.